sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Apresentação



O EALE – Encontro de Letras, Artes e Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana teve sua primeira edição em 2014, por iniciativa dos então discentes da graduação em Letras Vernáculas da UEFS da turma 2012.1, que propuseram o evento com uma dupla finalidade: constituir um espaço de interlocução entre os cursos dos departamentos de letras e artes e de educação da Universidade Estadual de Feira de Santana e, por meio do referido evento, angariar fundos para a realização da formatura da turma.
 A adesão ao evento mostrou-se significativa e, no semestre seguinte, 2014.2 , realizou-se a segunda edição. Contando sempre com o apoio do Departamento de Letras e Artes e do Diretório Acadêmico de Letras José Jerônimo de Moraes, o Eale chegou em 2016 à sua terceira edição, tendo como homenageada a escritora Lygia Fagundes Telles.
As comissão organizadora do evento também se renovou, já que nesta terceira edição uma nova turma se responsabiliza pelo projeto: coube às discentes Eliane Cristina Ormonde Leitão Mosquezi e Hannara Fenise de Oliveira Santos, como representantes da nova turma que promove o EALE, levar à frente a iniciativa, contando com  a colaboração de Beatriz Lima e Rosana Carvalho, que agora fazem parte da Uefs na condição de discentes do curso de Especialização em Linguística e Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa.
A proposta central do EALE – um evento que já começa a constituir uma tradição dos discentes e egressos dos cursos de letras da Uefs – é contribuir para que a capacidade de estabelecer relações entre as diferentes áreas do conhecimento seja uma característica distintiva dos egressos dos cursos de Letras e Educação da UEFS, habilitados para as necessidades de uma sociedade de alta complexidade na qual importantes questões humanas ainda precisam ser consideradas. Além disso, o EALE visa contribuir para o desenvolvimento de uma postura mais proativa e participante da parte dos discentes, a fim de que a produção e a socialização dos saberes sejam uma reconhecível marca do processo formativo.

Assim, nesta terceira edição, a reflexão sobre a interdisciplinaridade é espinha dorsal das propostas de discussão das mesas-redondas, sessões de comunicação e demais atividades propostas pelo EALE.  Convidamos as comunidades interna e externa da UEFS para, conosco, construir e socializar experiências e saberes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário