sexta-feira, 2 de setembro de 2016


Minicurso 

OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS SÓCIO-HISTÓRICOS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS


Prof.ª M.ª Huda da Silva Santiago (UEFS/UFBA)
Prof. Me. Adilson Silva de Jesus ( UFBA)

Resumo: Reflexão em torno de alguns aspectos teórico-metodológicos acerca dos estudos em Linguística Histórica, mais especificamente, dos que tratam do processo de formação do português brasileiro, considerando-se a importância desses estudos para a garantia de um processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa mais coerente com a realidade linguística atual. Breve abordagem sobre questões envolvendo a história das práticas de escrita e do ensino de língua portuguesa na Bahia, tanto a partir dos processos de escolarização formal como a partir dos espaços extraescolares.




Adilson Silva de Jesus possui, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador, graduação em Letras com Inglês (2008) e especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, pela Faculdade Internacional de Curitiba(2010). Em 2013, graduou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Concluiu o mestrado em Língua e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (2015), no qual também realiza o doutorado, desde 2016.1. Atua como pesquisador do Projeto Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CE-DOHS), da Universidade Estadual de Feira de Santana, do Programa Para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR) e do programa História da Cultura Escrita no Brasil (HISCULTE), da Universidade Federal da Bahia.Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: sócio-historia do português brasileiro, história da cultura escrita no Brasil, ensino de língua portuguesa e metodologia da pesquisa.

Huda da Silva Santiago Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Especialista em Estudos Linguísticos pela UEFS, Mestre em Estudos Linguísticos também pela UEFS e Doutoranda em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. É integrante do Projeto Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CE-DOHS), da UEFS; do Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR) e do programa História da Cultura Escrita no Brasil (HISCULTE), da Universidade Federal da Bahia. É professora Substituta da área de Linguística, na UEFS, e professora da Educação Básica, pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Como pesquisadora, desenvolve estudos sobre a sócio-história do português brasileiro, mais especificamente sobre o português popular brasileiro, a variação linguística e a história da cultura escrita. E-mail:huda.santiago@hotmail.com.





Nenhum comentário:

Postar um comentário